Relembrando, neste domingo, algumas das experiências gastronômicas que tive em Bares e Restaurantes de Belo Horizonte em 2013, decidi fazer esse post:
A lista abaixo não tem hierarquia entre os pratos. Vamos ao que interessa!
As melhores entradas que comi em Belo Horizonte em 2013:
Tilápia Empanada e Aioli da Borracharia GastroPub:
Essa não é UMA Tilápia empanada, essa é A TILÁPIA EMPANADA. “A melhor de BH”, como diz Claudinei, simpático garçon da casa. Diria que é a melhor do Brasil, do mundo, do Universo! É realmente um escândalo! Impressiona como uma entrada tão simples e servida aos montes por ai pode ser tão diferente e boa! VALE MUITO a ida à Borracharia para pedir!
Sopa de Cebola do Au Bon Vivant:
Para aqueles que, como nós, gostam de Sopa de Cebola tradicional francesa, a do Au Bon Vivant é um achado em Belo Horizonte.
Ratatoullie com Queijo de Cabra gratinado do Au Bon Vivant:
Do mesmo restaurante, adorei também o Ratatoullie, que apesar de estar como prato no cardápio, dá uma excelente entrada para 4 pessoas, acompanhada de uma cestinha de pães. Assim como a anterior, é uma boa opção vegetariana.
Palmito Pupunha assado com Manteiga e Limão Cravo do Trindade:
Entrada levíssima, saborosa, diferente e muito brasileira. Apesar de ser encontrada em outros restaurantes de Belo Horizonte , o palmito do Trindade é sempre fresquíssimo e assado à perfeição. Consistente !
Mandioca Brava em Mil Folhas com Maioneses de Malagueta do Glouton:
Essa entrada com preparo e sabor inovador destacou-se! A crocância da mandioca, a untuosidade da manteiga e da maionese e a picância da pimenta são surpreendentes! É uma entrada que sempre recomendo para quem vai ao Glouton.
Os melhores pratos principais de Belo Horizonte em 2013:
Bisteca Fiorentina do Est! Est! Est!:
A bisteca fiorentina do Est! Est! Est! é muito saborosa! Quem gosta de carne e for ao restaurante deve pedir! O ponto da carne é perfeito. Ela é servida com o acompanhamento do dia.
Peixe do dia ao Court bullion de Tucupí no The Lab:
Esse peixe no tucupí do chef Leandro Pimenta é uma boa oportunidade para quem não pode ir ao norte do Brasil e ainda não experimentou as receitas de lá.
O Chef Leandro misturou ingredientes de várias regiões do Brasil fazendo o que mais sabe: alquimia!
Filé de peixe branco do dia ao court bullion de tucupi servido com legumes do cerrado, banana da terra e espuma de cúrcuma com leite de coco.
Badejo, Molho de Capim Limão, Legumes Salteados do Glouton:
Esse foi um dos melhores peixes de Belo Horizonte em 2013. Destaque para o molho do prato. Ainda bem que, mesmo sendo considerado um chef da Nova Gastronomia Mineira, Leonardo Paixão ainda dá valor à base, aos molhos, às raízes da culinária: Cozinha francesa!!!!
Rib Eye, Tutano, Alho Assado e Farofa de Panko do Trindade:
Esse é daqueles pratos que você come e fala: Valeu cada centavo! Comida de verdade, ponto da carne perfeito e incrível combinação do alho, farofa, suco da carne e tutano. Coma!
Camarão com Vatapá do Trindade:
Este prato tem AXÉ! O vatapá é melhor que muitos que comi na Bahia. O camarão se transforma em acompanhamento no prato.
Sobremesas, eu também comi…
Para não deixar de falar das sobremesas (que não são o meu forte) as 2 melhores de Belo Horizonte em 2013 para mim são:
Brulée de Doce de Leite do Trindade
Brulée com Baunilha de Madagascar do Glouton
Eu admito, Cremes Brulees são minhas sobremesas preferidas.
Espero conhecer mais restaurantes bons em Belo Horizonte em 2014! Que minha lista possa ter mais restaurantes e pratos de diferentes endereços! BH segue seu caminho de renovação!
Comments
Leandro, a honra é minha de estar presenciando e vivendo de perto uma revolução silenciosa, mas definitiva da gastronomia de Minas Gerais, da qual você é ator e não coadjuvante!
Nós, comensais mineiros, queremos mais! Chega de chopp e batata frita! Chegou o momento da nova gastronomia mineiro!
Fazer parte desta seleção è uma honra! Parabens Bruno pelo trabalho e dedicação ao Notas de Sabor. Com certeza um dos principais veiculos de difusão e apoiador da gastronomia Mineira no Brasil e no mundo! #quemherdanãofurta.
Tops dos tops. Delicias.
Todas as casas são incríveis e todos os chefs sao puro talento. Alguns pratos citadis não provei ainda mas isso não demorará. Concordo que entre todos está o que há de melhor!! Adorei, Bruno. Como sempre!!
Todos TOPs!