O nome Visconde de Mauá homenageia Irineu Evangelista de Sousa, barão e depois visconde, que recebeu as terras da região por volta de 1870, como concessão do governo imperial para exploração de madeira, que seria transformada em carvão vegetal, que mais tarde viria a se tornar Visconde de Mauá, um município situado no estado do Rio de Janeiro. A região se localiza em área de preservação ambiental, na serra da Mantiqueira, a 1200 metros de altitude. Os visitantes são atraídos pelas belezas naturais das cachoeiras e vales.
A fama da boa mesa de Mauá e suas vilas atrai chefs de diversos estados brasileiros durante o Festival do Pinhão. O fruto, ao lado dos peixes da região – em especial a truta -, é o destaque da cozinha local, repleta de restaurantes estrelados. A comida mineira também marca presença, acompanhada por cachaças e doces caseiros.
O clima chamado de tropical de montanha, com inverno rigoroso e verão suave acabam atraindo o movimento turístico de Visconde de Mauá. Os visitantes aproveitam as montanhas, piscinas naturais, rios, picos, cachoeiras e toda área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira principalmente no inverno. As principais quedas d’água são as Cachoeiras do Alcantilado e do Escorrega.
Onde comer em Visconde de Mauá?
Visconde de Mauá como um todo oferece muitas opções de restaurantes deliciosos. Na vila gastronômica de Maringá, por exemplo, você encontra uma série de restaurantes deliciosos. Eu já estou louca para voltar lá e provar cada um deles. Entre os mais conhecidos estão os:
Casa do Fondue
Gosto a gosto
Babel
Bistrô das meninas
Gosto com gosto
Borbulha
Casa di Pedra