Você já parou para pensar a respeito da cobrança de rolha em um restaurante? A verdade é que essa é uma ação muito comum, mas será que essa prática é algo realmente benéfico para o restaurante? Como os clientes enxergam essa questão?
Esse é um assunto que ainda gera um pouco de discussão e que não tem um completo consenso. Mas a dúvida que mais ressoa com certeza é se a cobrança de rolha é algo bom ou ruim para o restaurante. Quanto a isso, deve-se avaliar alguns pontos.
Primeiro, por qual razão faz com que um cliente leve o seu próprio vinho para o restaurante? E como ele enxerga a cobrança de rolha por parte do restaurante? Será que realmente vale a pena com que o estabelecimento faça essa cobrança? É sobre isso que iremos falar a seguir.
Como os clientes enxergam essa cobrança?
Quanto a isso, não existe nada unânime, uma vez que nunca será possível agradar todas as pessoas. No entanto, há diversas controvérsias e opiniões que variam bastante. Há aqueles que acham algo normal e os que não concordam.
Para entender melhor, deve-se avaliar cada contexto. Não tem como negar que existem restaurantes que cobram um valor justo por rolha. Mas, em contrapartida, há aqueles cujos valores são bem mais acima do que o praticado em outros locais.
Em situações como essas, o cliente tende a enxergar essa cobrança como algo abusivo, inclusive questionando a respeito da legalidade dos valores serem tão altos.
Por que o cliente decide levar o seu próprio vinho?
Essa é outra questão que merece atenção, pois nem sempre o motivo para que o cliente queira levar seu próprio vinho tem alguma ligação com o fato dele não gostar da cartela que o restaurante oferece. Há várias outras razões.
Às vezes, ele apenas quer comemorar uma data especial com um vinho que tenha alguma relação afetiva. Fora isso, pode ocorrer de o cliente ter uma taça de vinho tinto cristal e queira utilizá-lo para degustar o vinho correto.
Alguns outros motivos que podem fazer com que o cliente queira levar o seu próprio vinho, são os seguintes:
- Vinhos que não estão à altura dos pratos;
- Degustar vinhos raros ou de safras excepcionais;
- Carta de vinhos do restaurante de baixa qualidade;
- Cartas desconexas com o cardápio ou com pouca opção de harmonização;
- Restaurantes que trabalham com uma margem de lucro que eleva o vinho em até três vezes.
Por qual motivo os restaurantes cobram taxa de rolha?
O motivo para essa cobrança é algo bem simples: é como se fosse uma taxa de serviço. Afinal de contas, o restaurante deve fazer um investimento em relação a um sommelier, serviço do garçom, adega climatizada, uso de taças e reposição aquelas que quebram, decantadores, baldes etc.
Fora isso, dentro dessa taxa de serviço ainda se pode incluir o gelo para serviço do vinho branco ou espumante, guardanapos de linho, música, estacionamento e internet. Tudo isso gera custo, e esse é o motivo pelo qual o restaurante tem essa cobrança.
Ademais, há alguns donos de restaurantes que acreditam que a taxa deve servir para evitar o consumo de vinhos que são mais baratos, trazidos de casa. Isto é, uma forma mais simpática e sutil de dizer que não aceitam que apenas tem o intuito de diminuir o valor final da conta.
A cobrança de rolha é boa ou ruim?
Depende. Não há como mostrar uma resposta precisa, haja vista que pode variar de acordo com cada ambiente. Deve-se fazer uma análise de acordo com cada caso, uma vez que as duas partes têm razão, ainda que em aspectos diferentes.
Então, o ideal seria de que se enquadrasse um meio termo, a fim de que os estabelecimentos se reinventassem, buscando maneiras mais criativas onde os dois lados saíssem favorecidos.
Outra coisa que não podemos deixar de citar é que, ainda que pareça contraditório, não cobrar a taxa de rolha pode gerar maior lucro. Isso acontece porque esse tipo de atitude tende a fidelizar o cliente, fazendo até mesmo com que ele indique para seus amigos.
Dessa forma, o restaurante passa a ter maior venda de pratos, refeições e outros produtos que estão agregados. Outro dado concernente ao assunto é um estudo da Abrasel, feito em 2019, o qual constatou que estamos vivendo numa época em que houve uma queda intensa no consumo de comida fora de casa.
Então, apostar em uma política de taxa de rolha pode não se tornar muito atrativo para o seu público, fazendo com que eles não voltem ao estabelecimento.