Não existe um turista que não queira visitar as muitas cidades gastronômicas no interior de Minas Gerais. Afinal, além do povo hospitaleiro, da história riquíssima, da arquitetura impressionante e de sua importância para a História do Brasil, o turismo do estado também depende muito da gastronomia típica da região.
A gastronomia de Minas Gerais tem uma característica muito própria do estado. Cada região de Minas tem um prato próprio e uma comida típica diferente, o que não se vê com muita frequência em outros estados brasileiros. Não só porque eles costumam ter menos território ou menos população (Minas é o segundo maior estado do país em população, com 10% de todos os brasileiros morando lá), como também tem uma localização muito interessante no interior do Brasil. Se pararmos para ver, Minas faz fronteira com quase todas as regiões do Brasil, recebeu imigrantes de vários lugares diferentes e teve uma importância histórica de “central do Brasil” no período colonial.
Quer conhecer as melhores cidades gastronômicas no interior de Minas Gerais para visitar? Então siga a leitura do artigo abaixo!
7 cidades gastronômicas no interior de Minas Gerais
1. Belo Horizonte
É verdade que começamos o artigo falando sobre “cidades do interior de Minas”, mas não poderíamos deixar Belo Horizonte de fora dele, não é mesmo? A capital do estado conta com a mais ampla oferta de restaurantes e outros tipos de estabelecimentos.
Além disso, vale lembrar que ela é provavelmente a porta de entrada do estado para muitos turistas, que chegam de avião no aeroporto da cidade. Por causa disso, é importante adicionar BH em qualquer roteiro gastronômico.
Mesmo que você apenas passe pela cidade e fique em um dos seus hotéis para dormir, vale a pena usar aplicativos de delivery, como o Rappi Restaurantes, para poder pedir alguns pratos típicos de Minas.
2. Tiradentes
A cidade de Tiradentes é destino obrigatório em qualquer viagem para Minas por causa do seu artesanato, história e também sua gastronomia. O município apresenta aquela típica comida mineira que vemos na Internet, em novelas ou filmes: arroz branco, com Tutu de Feijão ou feijão tropeiro, couve mineira e torresminho. Isso sem falar, claro, no canudinho de massa com doce de leite, que é uma sobremesa típica da cidade.
3. Ouro Preto
Ouro Preto é uma cidade obrigatória para quem quer conhecer a história do Brasil e visitar uma arquitetura absolutamente estonteante. No entanto, é uma cidade muito deliciosa para quem quer fazer um roteiro gastronômico. Em Ouro Preto, é muito fácil encontrar restaurantes com comidas como o lombo com tutu, feijão tropeiro, frango com quiabo e, claro, o pão de queijo recheado.
Depois de apreciar essa deliciosa culinária, vale a pena sair para desbravar as ruas de Ouro Preto e encontrar aquele turbilhão de história do Brasil e a riquíssima arquitetura da cidade.
4. Gonçalves
A cidade de Gonçalves fica ao sul de Minas Gerais, perto de “parentes” mais famosas como Monte Verde e Campos do Jordão (que é paulista). No entanto, ela é um excelente lugar para uma tradicional comida mineira. O grande diferencial da cidade é que a região é conhecida por ser um lugar riquíssimo de trutas, um peixe muito parecido com o salmão.
Praticamente todos os restaurantes servem o peixe, mesmo que feito de várias maneiras diferentes. Nós recomendamos o preparo assado, de preferência com um pouco de arroz e legumes, além de uma dose de cachaça artesanal para finalizar.
Vale lembrar que Gonçalves também tem uma temperatura um pouco mais baixa, assim como Monte Verde e Campos do Jordão. Entretanto, como não é tão famosa como as “irmãs” da mesma região, ela acaba sendo um pouco mais barata do que as outras.
5. Itamonte
O município de Itamonte fica localizada no vale da Serra da Mantiqueira e conta com uma gastronomia muito boa e deliciosa. Por ser próxima de Gonçalves, é uma cidade que têm muitos pratos com truta, além de uma produção de cachaça artesanal bem rica. Além disso, a cidade é muito famosa pela qualidade do seu queijo, o que faz com que seja uma visita obrigatória para quem quer comer um típico queijo mineiro.
Assim como acontece com Gonçalves, a cidade de Itamonte também se destaca por ter um preço um pouco menor do que outros pontos turísticos da região, como Monte Verde. Entretanto, ela também tem um pouco menos de estrutura para os turistas, o que pode ser um ponto negativo para alguns.
6. São Roque de Minas
A cidade de São Roque de Minas faz parte do patrimônio cultural do Brasil por causa da produção do queijo canastra. A iguaria está oficialmente na lista de patrimônio cultural do país e apenas seis outras cidades nacionais podem produzi-la. No entanto, é em São Roque de Minas que o resultado é tradicionalmente mais conhecido.
Os visitantes podem se hospedar nos vários hotéis-fazenda ou pousadas da cidade e fazer um tour pelas fazendas da região para poder conhecer o processo de produção do queijo e comprá-lo.
Esse é um passeio imperdível pra quem quer conhecer um pouco da vida do campo, ver os animais, entender o processo de produção de um dos produtos mais interessantes do patrimônio cultural do Brasil e ainda se deliciar com um gostoso queijo canastra.
7. Araxá
Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar Araxá, uma cidade famosa pela sua produção de doces. O município produz compotas de doces de vários tipos, como figo em calda, goiabadas, queijadinhas e muito mais. Além disso, é de lá que vem a famosa ambrosia, que é um doce tipicamente mineiro.
Vale lembrar que, anualmente, a cidade recebe o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia em Araxá, com chefs de todo o país e exposições e oficinas de culinária para os turistas. É um grande evento e vale a pena conhecê-lo! Basta pesquisar no Google a data da próxima edição do evento e se planejar para visitar a cidade na mesma época.
Essas são algumas das principais cidades gastronômicas no interior de Minas Gerais. Quais parecem ser as suas favoritas? Quais delas você já visitou? Comente abaixo!