O mercado de alimentos e suas vertentes é um dos mercados mais rentáveis e com alta tendência de crescimento que existem ao redor do mundo todo. Isso se dá por verdadeiro com uma simples afirmação: todas as pessoas precisam se alimentar para sobreviver.
Pensando nesse mercado e na sua importância em escala global, no artigo de hoje, falaremos sobre a produção do alimento pectina e sobre a sua importância neste vasto mercado de alimentos.
Essa substância ainda é pouco conhecida pelas pessoas em geral pelo seu nome científico, mas muito utilizada pela indústria de alimentos e confeitarias para a preparação de diversos tipos de alimentos e receitas.
No artigo de hoje, você entenderá um pouco mais sobre esse alimento e suas ótimas propriedades benéficas disponíveis, podendo conhecer um pouco mais sobre ele e a sua importância na elaboração de alguns alimentos que são consumidos no dia a dia.
O que é pectina?
Para começar, vamos entender o que é pectina: ela é uma fibra encontrada na polpa e sumo de algumas frutas que foi descoberta em meados do ano de 1824, quando um farmacêutico famoso da época constatou que essa substância tinha propriedades gelificantes ao ser adicionada a alguns ácidos específicos.
Trata-se de um composto que geralmente é comercializado em forma de pó e é amplamente usado no preparo de vários tipos de geleias. É essa substância que dá uma textura gelatinosa a alguns produtos alimentícios e age como espessante no processo de preparo de confeitos e doces.
Essa fibra é comumente encontrada na maçã e também na casca de algumas frutas cítricas, além das polpas da batata e também da beterraba. Como é um aditivo alimentar completamente inofensivo, o uso dessa fibra é legalizado pela legislação brasileira de alimentos.
Na culinária, esse ingrediente é ativado quando entra em contato com o açúcar, adoçantes ou ao suco de limão, sendo possível encontrá-la em líquido e em pó, em diversas casas de artigos culinários e na internet. A substância também pode ser encontrada em lojas que vendem produtos para confeiteiros.
Geralmente é recomendado para o uso de 1 xícara de pectina, se usar mais 5 xícaras de açúcar nas receitas.
Pectina e suas utilidades no mercado de alimentos
Esse composto pode ser utilizado em produtos de panificação, iogurtes, sucos e doces, sua principal função é a de melhorar a cremosidade e textura desses alimentos.
É um ingrediente indispensável para se preparar as geleias industriais e caseiras e deixá-las com uma consistência mais gelatinosa e natural. Em algumas indústrias, a pectina também é bastante utilizada na fabricação de tecidos de linho.
As geleias nada mais são que o cozimento de frutas inteiras, em pedaços, polpa ou sucos, com água, açúcar e pectina com ácidos cítricos, que são encontrados nas próprias frutas até adquirirem a consistência gelatinosa.
As frutas mais utilizadas para a elaboração de deliciosas geleias são: as uvas, maracujá, manga, banana, maçã, framboesa, ameixa, morango, tangerina, laranja e jabuticaba. Mas você também pode usar e abusar de qualquer fruta que goste para essa elaboração.
Pectina e seus benefícios para a saúde de quem a consome
Além das suas propriedades gelatinosas, a pectina também contém benefícios para o organismo das pessoas que a consomem, que são:
- Aumento e hidratação do bolo fecal, regulando o processo intestinal da pessoa;
- Reforça a flora intestinal das pessoas;
- Regula o nível de glicose no sangue;
- Reduz o mal colesterol do sangue;
- Ajuda a impedir que o organismo absorva substâncias tóxicas, como metais pesados, por exemplo;
- Diminui a pressão arterial pela excreção dos ácidos biliares;
- Funciona como um verdadeiro laxante natural;
- Ajuda na prevenção do câncer de próstata.
Há hoje no mercado diversas marcas que garantem até 100% das frutas e zero açúcar, transformando assim as geleias numa opção prática, deliciosa, leve e saudável para a complementação diária de vitaminas e minerais, inclusive com ação antioxidante, concentradas principalmente nas compostas com frutas vermelhas.
Ao comprar geleias, fique atento aos rótulos, pois nem todas são iguais. Você pode encontrar algumas com muito açúcar e pouquíssima concentração de frutas, por isso a importância em se investigar todos os ingredientes nos rótulos das mesmas.
Considerações finais acerca da pectina
A pectina é mais conhecida e utilizada pelo meio industrial de alimentos, mas nada impede que os consumidores finais também tenham acesso a esse alimento. Você também pode se beneficiar desse alimento das propriedades que ele possui.
Para as confeitarias e locais que fazem diversos tipos de doces, ela é um ingrediente muito rico e indispensável para ser utilizado. Tendo em vista que suas propriedades contribuem para a produção de alimentos saborosos e até saudáveis.
E você, leitor? Sabia antes de ler esse artigo o que era a pectina e que ela possui diversos benefícios para a saúde de quem a consome? Já a utilizou para alguma outra finalidade que não seja de alimentação e que não mencionamos acima?