O Mercado Central de BH é um local que todo turista que vem à Belo Horizonte deve conhecer. Trata-se de um mercado vivo, alegre, divertido, eclético e lindo! Nesse post, vamos conhecer um pouco da história do Mercado Central BH e um pouco do que você poderá encontrar lá! Vamos juntos nessa visita?
História do Mercado Central de BH
O Mercado Central de Belo Horizonte foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1929. Naquela época, acontecia as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária e o projeto uniu tais feitas centralizando o abastecimento da população em um local só.
O Mercado foi batizado de Mercado Municipal, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno. Para impedir o fechamento do Mercado Central, os próprios comerciantes se organizaram e compraram o imóvel da Prefeitura em um formato de cooperativa. Mas havia algumas condições: teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento até 1969. Se não viabilizassem, teriam que devolver o terreno para a Prefeitura.
A tarefa foi executada com muita luta e o Mercado Central de BH ganhava, definitivamente, outros donos.
Atualmente, nove décadas de depois, o mercado possui mais de 400 lojas, atrai todos os dias de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo.
Entre os melhores mercados do mundo
Na edição de janeiro de 2016, a revista de bordo “TAM nas Nuvens” soltou uma matéria especial sobre os dez melhores mercados do mundo e o Mercado Central de BH conquistou o terceiro lugar, ficando atrás do Mercat de la Boqueria, de Barcelona, e o Borough Market, localizado em Londres.
A reportagem destacou a qualidade dos produtos e a variedade de temperos, os queijos mineiros, o artesanato local e os bares e restaurantes espalhados pelos corredores do Mercado.
O que visitar no Mercado Central de BH
EMPÓRIO ÁRABE D’HANNA
É uma pequena loja de produtos árabes. Encoste no balcão, peça um kibe e molho árabe de pimenta produzido por eles. Vale a pena também: Charuto de Folha de Repolho e de Folha de Uva, Arroz Marroquino e com Lentilhas, Salada de Lagarto desfiado.Leve para casa os patês produzidos pela HANNA: babaganuche (berinjela) e Hummus (grão de bico). Loja 33, entrada pela Rua Curitiba.
COMERCIAL SABIÁ
É uma tabacaria. Se existe um lugar para você pousar e começar seu dia no mercado, é lá. Peça a broa com queijo canastra (R$ 4,50). Na mesma loja, não esqueça de pedir o Pão de Queijo com Pernil e Queijo com uma Coca Cola. Há quem goste também do Bolo de Mexerica. Vale experimentar!
LIMONADA
O mercado é quente. E para refrescar, uma tradicional limonada, loja que abriu em 1938!
COMERCIAL ENEDIR BISCOITERIA
Biscoitos caseiros, balas e pirulitos, cachaças mineiras, doces artesanais e cervejas mineiras fazem a alegria no Comercial Enedir Biscoiteria.
Visita guiada no Mercado
Se você quiser conhecer melhor o Mercado e não se perder por seus corredores, pode fazer a visita guiada gratuita, disponível em diversos idiomas. As visitas são realizadas de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h para grupos de até 20 pessoas.
Mapa de lojas do mercado
Endereço do Mercado Central BH
Av. Augusto de Lima, 744 – Centro – Belo Horizonte / MG – Brasil – CEP: 30190-922
Tel: (031) 3274-9497 / (031) 3274-9434
[email protected]
Site oficial: www.mercadocentral.com.br