A Campanha “Azeite sua Vida”, que incentiva o uso do azeite de oliva espanhol, aterrissou dia 30 em BH. Um jantar especialmente preparado pelo chef Hendres Almeida, o China, do Restaurante Gomide, mostrou a versatilidade do Azeite de Oliva Espanhol. A iniciativa, que envolve vários órgãos oficiais da Espanha, não se propõe a divulgar marcas, mas sim difundir os benefícios do azeite para a saúde e mostrar que ele é muito bem-vindo em qualquer refeição, da entrada à sobremesa.
O menu exclusivo e harmonizado com vinhos espanhóis (todos da Mistral Importadora) contou com duas entradas: Carpaccio bovino em leito de rúcula hidropônica e Gazpacho Andaluzia com Camarão e Noisette (Basa – 2008 – Br); Bacalhau Assado com Vinagrete de Feijão Fradinho para o Prato Principal (Gran Feudo – 2005 – Tto) e Pêssego assado ao azeite aromatizado em alecrim e creme de ricota fresca para a Sobremesa (Finca Antigua – 2008 – Br).
Elogios não faltaram. Tanto é que os pratos da campanha serão incluídos nos jantares das terças e quartas, juntamente com outras opções, compondo menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) a preço fixo.
Carpaccio bovino em leito de rúcula hidropônica
– a carne, extremamente saborosa com a presença do azeite, se entrosou muito bem com a rúcula em fatias finas, revelando uma textura mais suculenta, macia e com menos picância (típica desse vegetal).
Gazpacho Andaluzia com Camarão e Noisette de Abacate
– caldo em temperos bem dosados e densidade perfeita, na temperatura correta e a presença fundamental do pepino proporcionando deliciosa refrescância; as noisettes, entremeadas de pequenos cubos de camarão, deram ótimo equilíbrio ao tradicional prato espanhol. Perfeito!
Bacalhau Assado com Vinagrete de Feijão Fradinho para o Prato Principal
– as postas assadas no ponto exato, com a pele tostada, combinaram bem com a salada de feijão fradinho, ao que se acrescentou uma quenelle de purê de banana ao leite de coco. Surpreendente.
Pêssego assado ao azeite aromatizado em alecrim e creme de ricota fresca para a Sobremesa
– creme suave , sem excesso de açúcar e suco de laranja acompanhando a fruta, onde o azeite de alecrim marcou ótima presença.
Vinho Basa – safra 2008, assemblage de 85% de Verdejo e 15% de Sauvignon Blanc, da região de Rueda, 13 GL
– claro e cativante desde o primeiro contacto; aroma inicial com notas prováveis de bergamota, lichia e damasco fresco, mais tarde com predominância de goiaba, característica da Sauvingon Blanc. Na boca, carinhosamente herbáceo e frutado, de início; final de copo com presença marcante de goiaba, naturalmente. Vinho muito refrescante, de acidez bem equilibrada e boa estrutura. Foi o herói da noite.
Vinho Gran Freudo- safra 2005, combinação de Temprenillo, Garnacha e Cabernet Souvignon, 12,5 GL, da região de Navarra
– bom equilíbrio, estrutura delicada e marcante, untuoso, taninos comedidos, envolvente. Há uma lembrança de amêndoa do pêssego e de menta; ameixa surge facilmente, mas com um vislumbre de marmelo. Lembra muito as frutas de vermelho escuro a preto, notadamente a ameixa bem madura, amora e jabuticaba, além de pimenta do reino preta (contribuição da Cabernet).
Vinho Finca Antígua – safra 2008 – Moscatel, 13 GL
– tem personalidade e marcante lembrança mineral.
Para Notas do Sabor – por Andréa Pio