Por recomendação de Luciana Bianchi, fomos ao 3 estrelas Michelin, Osteria Francescana de Massimo Bottura, restaurante que subiu para o terceiro lugar no concorrido prêmio World’s Best Restaurant at the S.Pellegrino Awards 2013.
O restaurante fica em um pequena e calma rua no centro de Modena e conta com 12 mesas distribuídas em pequenas e reservadas salas. A decoração é linda, elegante, moderna e sóbria ao mesmo tempo com suas paredes cinzas. A equipe discretíssima e ao mesmo tempo atenciosa ajudam a criar a atmosfera do restaurante.
Fomos recebidos com um Prosecco de cortesia seguido do couvert de pães de centeio feitos na casa e um delicioso azeite de oliva.
Optei pelo Menu Tradição composto de 6 pratos ao custo de 110 euros. Faça download do Menu Tradizione – Osteria Francescana (PDF)
O menu Tradizione do Osteria Francescana
O menu começa com “Ricordo di un panino alla mortadella” – Lembrança de um pão de mortadella! Surpresa e emoção nesse prato! Bottura conseguiu elevar às alturas uma tradição italiana: pão com mortadela, típica merenda das crianças italianas. O pão é uma focaccia super macia e fofa e a mortadella vem em um delicioso mousse frio, acompanhado de uma pitada de pistache e discreto creme de alho.
O segundo prato é uma seleção de Prosciutto di Parma F.lli Galloni Langhirano e Culatello Spigaroli antica razza 42 mesi DOP servidos com mostarda, compota doce e picante de frutas que combina muito bem com os presuntos.
Depois dos presuntos, mais uma “pancada” na cabeça gourmet: Tortellini in crema di Parmigiano. Como pode um simples tortellini ser tão desconcertantemente diferente? A resposta: aprendi ali o que era um verdadeiro tortellini. Tudo que eu havia comido antes na vida, pensando ser, não era! Acesse aqui a receita do Tortellini do Bottura. Aqueles Tortellini da Osteria Francescana são servidos com Parmigiano Reggiano de 24 meses e Panna fresca!
Depois que descobri que nunca tinha comido tortellini na vida ou, em outras palavras, que Massimo Bottura me mostrara que o dele é o melhor tortellini que pode haver no mundo, fui eu, novamente apresentado a um prato corriqueiro, mas que na cozinha do Osteria Francescana ganha outros padrões: Tagliatella al ragù. Massa amarela, leve, saborosa e ragú impecável.
Mora romagnola laccata all’ Aceto Balsamico: As costelas laqueadas com vinagre balsâmico são de um porco selvagem da região, negro, e cozinham por um longo período e depois são finalizadas em vinagre balsâmico. Para acompanhar, creme de batatas com trufas e creme de alcachofras.
A sobremesa é uma obra de arte coberta com gelatina! Tradizionale di Modena Caldo e freddo di zuppa inglese
Confesso que saí do restaurante sem entender como um menu tão simples, sem técnicas apuradíssimas de cozinha, poderia ser considerado o terceiro melhor do mundo. Hoje, um tempo depois, minha ficha caiu! Bottura me ensinou que ser simples – fazer o que todo mundo faz e come no dia a dia – mas em outro nível, superior, é pura sofisticação!
Obrigado Bottura, por ter me recolocado e me ensinado que a simplicidade de sua cozinha o coloca entre os maiores do mundo!
Osteria Francescana: http://bit.ly/osteriafrancescana
Endereço: Via Stella, 22 41121 Modena
Tel: +39 059 210118
Site: www.osteriafrancescana.it