O blog Notas de Sabor saiu por 21 dias para um roteiro turístico-gastronômico na Itália, mais especificamente nas regiões do Veneto, Lombardia, Toscana, Úmbria e Lácio.
Estivemos em Verona, Veneza, Sirmione, Lazise, Firenze (Florença), San Gimignano, Siena, Pienza, Bagno Vignoni, Montalcino, Montepulciano, Perugia, Gubbio, Asisi (Assis), Norcia, Castelluccio e Roma.
Depois de muita pasta, bistecas e panacotas, vamos relatar nossas experiências gastronômicas em vários posts.
Como pensamos o roteiro gastronômico na Itália
A idéia inicial era conhecer a Toscana.Por questão de oportunidade escolhemos o Vêneto, e por razões gastronômicas decidimos também conhecer a Úmbria. Como ainda não conhecíamos, incluímos Roma como destino final.
O Vêneto é famoso por seu vinho Amarone, seu Prosseco di Valdobbiadene, maravilhosos frutos do mar do Adriático, o Radicchio e a polenta.
Lombardia tem em seus cardápios o tradicional Risoto à milanesa, é a terra do panetone, do queijo mascarponne e o famoso o presunto San Daniele que tem baixa gordura e é feito de pernis selecionados.
A Toscana tem uma culinária simples, mas saborosíssima! Os embutidos são o carro-chege da região, assim como os queijos e as carnes nobres de porco, boi e cordeiro. É daqui também os famosos Chianti Clássico e Brunello di Montalcino. Não podemos esquecer os lindos funghi porcini, nobre e carnudo cogumelo selvagem!
A Umbria também tem culinária rústica! Em sua cozinha destaca-se os azeites de oliva extra virgem, as trufas negras, lentilhas e seus embutidos feitos à base da carne de porco e de javali.
Em breve postaremos algumas dicas de restaurantes na Itália.
Veja fotos das cidades italianas em que passamos
Comments
Ola, Boa Noite!
Veja abaixo um pacote muito interessante para os amantes da Gastronomia Italiana
ITÁLIA: ICIF 2013
26 de outubro à 03 de novembro 2013
Participe de um roteiro inesquecível pela Italia, visitando as regiões de Lombardia e Piemonte, conhecendo Milão, Asti, Torino, além de participar de cursos práticos na renomada escola de Gastronomia ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners, desfrutando das belezas da magnífica da Italia.
http://www.dreamtours.com.br/index.php?q=node/79
OLÁ, GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ROTEIRO GASTRONOMICO NA ITALIA!
Com um roteiro destes, a parte mais difícil mesmo, talvez, seja o de destilar as palavras para compor os artigos. Denso de sabores, aromas e impressões. Parabéns pela viagem e aguardamos novas revelações gastronômicas.
Abraços.
Ótimo post!!!
Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/
Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva
Vamos manter contatos,
Att.
Alexandre Sobral R. Horta
[email protected]
Bruno,
eu e meu marido acabamos de fazer um roteiro gastronômico por parte da américa latina. fomos à lima (obrigatório!), bogotá e santiago.
estamos sempre em busca de novas experiências gastronômicas e acabamos de criar um blogue. você pode me dar algumas dicas? :)
muito obrigada!
abraço,
priscila ferreira.
http://www.podeserpradois.blogspot.com